Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

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Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

Mensagem  Coelho em Qua 28 Out 2009, 17:12

Caros amantes do Mercedes-Benz w123,

Apesar dos automóveis clássicos me terem chamado a atenção desde criança, só há relativamente pouco tempo é que resolvi cultivar este meu interesse…

Estou a pensar adquirir o meu primeiro carro e resolvi aliar uma necessidade a esta nova velha paixão – o automóvel clássico. Desde então, tenho procurado informar-me junto de alguns amigos entusiastas e através de fóruns e sites da internet.
A escolha não se prende obviamente só com o factor estético e como tal, tive de restringir a procura a um modelo que, apesar de antigo, fosse fiável, resistente, relativamente fácil de conduzir e que apresentasse consumos aceitáveis.
Depois de considerar alguns eventuais candidatos de duas ou três marcas diferentes, sobraram dois Mercedes-Benz, o w115 e o w123.

Neste momento a preferência recai sobre o w123. No entanto, como sou novo nestas andanças e percebo pouco de automóveis e da sua história (e quase nada acerca da sua mecânica) resolvi dar início a este tópico.
Aqui vão algumas das principais dúvidas que me surgiram: (Desculpem o formato tipo questionário)

- Segundo o que li e o que me têm dito, o 220D é um carro muito lento. Apesar de não ser um adepto da velocidade, convinha-me ter um carro que me permitisse fazer uma viagem longa em condições e que não me limitasse muito a mobilidade. Quanto ao 300D, sei que “puxa” bem. E o 240D? E quanto à diferença de consumos?

- Segundo o que consegui apurar neste fórum, existem 3 séries de w123 (salvo erro). Sei que relativamente a cores e materiais existem algumas diferenças. E relativamente ao formato da carroçaria e aspecto dos interiores? Existem diferenças significativas?

- Como tenho alguma urgência em adquirir um carro e porque não sei nada sobre restauro de automóveis, estou a pensar adquirir um Mercedes em bom estado. Quais são os aspectos principais a ter em conta quando examinamos um carro antigo? Sei que o estado da chapa é muito importante. Em que zonas devo procurar os famosos “podres” e como é que os identifico?

- Apesar de não ter interesse em adquirir um carro para restauro completo, existem algumas características que eu faço questão que o meu carro tenha: que todo o material seja de origem e que esteja de acordo com a época em que o modelo foi lançado no mercado, cor exterior preta, estofos em pele ou napa e interiores claros (bege) ou pretos. Outros aspectos como as inserções de madeira e a ausência de tecto de abrir também são da minha preferência.
Um modelo que cumpra todos estes requisitos será muito difícil (ou mesmo impossível) de encontrar e portanto, não descarto a hipótese de ter que sujeitar o automóvel que comprar a algumas intervenções.
Sei que é relativamente fácil encontrar peças para estes modelos. E quanto a oficinas de restauro? Existem muitas (e boas) oficinas? A Mercedes-Benz efectua restauros?

- E, finalmente, existe alguma publicação com informação detalhada sobre estes modelos?

Desculpem o longo texto e as certamente características perguntas de “maçarico”.
Muito obrigado e parabéns a todos os envolvidos neste magnífico fórum.

Cumprimentos,
Pedro Coelho

P.S: É o meu primeiro post neste fórum. Espero ter escolhido o separador mais indicado para expor todas estas questões.

Coelho
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Algumas considerações pessoais...

Mensagem  springbok em Qui 29 Out 2009, 06:01

Algumas considerações pessoais...

Ponto 1 - Como pretende que o carro tenha um uso diário ou quase, sugeria que adquirisse um 300D ou 300TD que não são exemplos de performance, mas são os melhores dos diesel. Se andar dentro dos limites de velocidade é mais do que suficiente. No que se refere ao 240D tambem cumpre a função, mas em autoestrada tem que estar preparado para ouvir a matracada do motor a berrar e com consumos muito semelhantes aos do 300D... Eu pessoalmente preferia ter um W123 230, 250 ou até um 280 a gasolina, mas os consumos não perdoam, seguramente acima dos 12l/100km...

Ponto 2 - Existem três tipos de carroçarias - Sedan, Coupé e Touring (carrinha)... No que refere aos interiores e exteriores são muito semelhantes entre as séries produzidas deste modelo. Julgo que alguém aqui do forum poderá esclarecer melhor... ahhh, fuja dos interiores azuis, tendem a queimar e rachar com muita facilidade...

Ponto 3 - Garanto-lhe que o que comprar terá podres, faz parte do ADN deste modelo da Mercedes. Aqui vão alguns pontos comuns, fundo da bagageira, fundos do carro (lugares da frente), nas "saias" laterarais, parte inferior das portas, cavernas das rodas, debaixo da bateria, guarda lamas de trás, etc... Normalmente conseguimos idêntificar a olho nu... No que se refere à mecânica, eu tenho o meu teste que considero quase infalível, ouvir com atenção o trabalhar do motor e procurar identificar os barulhos atípicos, dar uma volta grande e de preferência com subidas acentuadas para ver se aquece. Com o motor a trabalhar (depois do test drive) abrir a tampa do óleo e ver se saí fumo azulado... Ainda poderá fazer o teste de compressão em oficinas especializadas, mas julgo não ser necessário.
Estes carros normalmente apesar da idade e dos quilómetros, se forem bem mantidos tudo funciona e bem, à excepção da caixa de direcção que tende a ganhar folgas... mas nada de grave...
Sugiro que quando adquirir o seu exemplar faça uma revisão profunda à mecânica (óleos, líquidos e consumíveis). Alerto também que é comum estes carros babarem óleo, pelo que, se achar necessário terá que mudar as juntas secundárias do motor... eu deixei o meu a babar, faz parte do charme do meu carro...lol

Ponto 4 - Penso que não terá dificuldade em encontar um em estado original... normalmente estão... No que se refere a peças não terá problemas, a Mercedes vende tudo... Tudo mesmo... Quando restaurei o meu consegui tudo e é claro que tem o seu preço... Só para ter uma ideia mandei vir um tablier novo e sómente esperei uma semana...

Ponto 5 - No que se refere a publicações sugeria-lhe o dois livros da Haynes (gasolina e diesel). Encontra com facilidade no Ebay e no Amazon...

Boa sorte e boa compra...

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Re: Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

Mensagem  Coelho em Qui 29 Out 2009, 06:39

Amigo springbok,

Muito obrigado pela sua resposta.
De facto, estou mais inclinado para o 300D Sedan. Vamos ver o que encontro.

Um abraço,

Pedro Coelho

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Re: Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

Mensagem  300D em Qui 29 Out 2009, 13:02

Olá Pedro Coelho

Muito bem vindo ao W123Club PT!

Todas as suas dúvidas são comuns a todos os "iniciados" neste modelo, e são todas pertinentes Wink
Ninguém (acho) lhe conseguiria explicar melhor aquilo que se passa na realidade em relação aos W123 do que aqui foi dito pelo springbok, os meus parabéns pela explicação.
Acho que a sua escolha pelo W123 é a mais acertada, isto é a minha opinião pessoal, mas sou suspeito em falar Cool Cool
Quanto à escolha do modelo, pessoalmente iria para um 240 ou para um 300D. O 220D como disse e lhe disseram é considerado um pouco lento e preguiçoso, o 240 e o 300D são carros muito equilibrados e o consumo entre eles não deve andar muito um do outro, mas tudo muda se conseguir encontrar um com caixa de 5 velocidades (era um extra da época) aí conseguirá baixar relativamente os consumos.
A nível de exemplo, o meu 300D tem caixa de 5 e consegue fazer consumos na casa dos 7,8 / 8 litros aos 100 KM o que para um motor de 3000cc não é mau Wink

Quanto aos interiores e como já foi dito fujaaaaaaa dos azuis porque estalam com muita mais facilidade e as diferenças entre séries são mais ou menos a nivel de pequenos pormenores de estética e nos fáróis, mas penso que não será por aí Cool

Ponto 3, 4, e 5- Excelente explicação do Springbok !

Boa sorte na procura e se precisar de alguma ajuda, sempre ao dispor!

Boa estadia e caso precise não hesite Wink

Abraço

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Re: Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

Mensagem  Coelho em Qui 29 Out 2009, 13:47

300D,

Muito obrigado pela resposta e os meus parabéns por ter fundado este excelente fórum.

Esse consumo seria óptimo. É possivel instalar uma caixa de 5 num veículo que anteriormente não a tinha? (Talvez seja uma pergunta absurda mas, como não percebo nada de mecânica, não posso deixar de a fazer...)

Um abraço,

Pedro Coelho

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Re: Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

Mensagem  300D em Qui 29 Out 2009, 15:13

Olá Pedro,

Muito obrigado pelas suas palavras que realmente agradeço Wink
Em relação á mudança que pretende efectuar da caixa de velocidades, sim é possivel, mas vai ter de mexer com algumas coisas entre elas o diferencial Rolling Eyes Rolling Eyes

Abraço

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Re: Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

Mensagem  Jorge em Ter 03 Nov 2009, 09:15

Em primeiro lugar, parabéns pela escolha.

Quanto à caixa de 5 velocidades, seria necessário mudar ainda o veio de transmissão (para completar a informação do 300D).

Boa procura e não se precipite

Cumps
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Re: Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

Mensagem  Coelho em Seg 07 Dez 2009, 11:41

Boas!

Mais uma vez, muito obrigado pelas informações disponibilizadas e pelas palavras de incentivo.

Infelizmente, não tenho tido muito tempo disponível para dedicar à procura de bons exemplares deste magnífico automóvel. Lá para Janeiro, em princípio, já devo estar mais desocupado...

Nas minhas pesquisas, encontrei dois outros modelos do w123 (para além do 240D e do 300D, já considerados) que talvez possam ter interesse.
Com esta "descoberta" surgiram ainda mais dúvidas...

Os modelos que "descobri" foram o 200E e o 300TD.

Quanto ao 300TD, a dúvida é em relação ao consumo. Será que gasta muito mais combustível, quando comparado com o 300D?

E relativamente ao 200E, tratando-se de um carro a gasolina, possivelmente tem um comportamento muito diferente das versões diesel. Alguém me consegue dizer quais as principais diferenças em termos de condução, relativamente aos seus "primos" a gasóleo? E quanto ao consumo? Ficará muito mais caro sustentar um "bicho" destes?

Um abraço,

Pedro Coelho

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Re: Mercedes-Benz w123. Aspectos a considerar.

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